quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Apresentação de Software para CEPDEC

Na manhã do dia 25 de outubro, representantes da REER (Rede Estadual de Emergência de Radioamadores) se reuniram na Sede da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil para apresentar um Software de comunicação e controle em desastres.
O APRS é um sistema que possibilita que os operadores em campo, utilizando rádios portáteis, além da comunicação corriqueira possam também fornecer informações como seu posicionamento. E isto tudo em tempo real.
Com isto, é possível fazer o monitoramento de todas as equipes que estão em campo e manter o controle delas, conhecendo também os problemas caso ocorram.
A ferramenta foi criada em 1982 por Bob Bruninga, e o primeiro uso em 1984 quando Bruninga desenvolveu uma versão mais avançada em um Commodore VIC-20.
Atualmente, a tecnologia está sendo implantada como alternativa nas comunicações em caso de desastre, já que nesses casos a comunicação é um dos primeiros serviços que perde sua funcionalidade, e um atendimento à emergência sem comunicação se torna ineficiente.
Assim, a adoção e implementação destas novas estratégias fortalece ainda mais as ações de resposta da Defesa Civil do Estado, que pode, cada vez mais, proporcionar uma estrutura condizente para a proporcionar mais segurança à população em risco.
Fonte e Fotos: Sd. Franciele/ CEPDEC









Nenhum comentário:

Postar um comentário