quarta-feira, 27 de julho de 2016

Simulado 8ª CORPDEC - Paranaguá


No último sábado (23/07) o Corpo de Bombeiros, em atividade de Defesa Civil, juntamente com a equipe da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER) da 8ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil – participou de simulado de radiocomunicação na comunidade de Capituva, Município de Morretes, no litoral do Paraná. A localidade é área vulnerável a queda de barreiras, além de já ter sido atingida por enxurradas e corridas de massa em 27 de dezembro de 2015.

Na simulação, imaginou-se um cenário isolado, com estradas interditadas e sem comunicação por telefonia. Equipes de radioamadores foram distribuídas pelo local, recebendo um envelope com sua missão. Entre as missões estava a simular a existência de vítimas com limitações físicas, feridos, turistas com boias desaparecidos no rio Nhundiaquara e quedas de árvores nas vias de acesso.

Ainda foi posicionada uma equipe REER, em comando integrado com o Corpo de Bombeiros, no Auto Posto de Comando do 8º Grupamento de Bombeiros, viatura utilizada para gerenciamento de incidentes de grande magnitude. Foi armada rapidamente uma estação de rádio transmissão no local e as equipes portáteis, utilizando somente HTs (Hand Talkies –rádios de mão), utilizaram tráfego de informação de fonia e plotagem APRS (do inglês Automatic Packet Reporting System – sistema de envio de pacotes de dados automático por rádio) e puderam demonstrar a eficácia dos sistemas, mesmo em local com muita mata e morro.

O sistema APRS permite acompanhar o posicionamento das equipes em campo e mostrou-se bastante flexível, mesmo em área sem sinal de internet, fornecendo plotagens em mapas que foram descarregados na rede diretamente da van do Posto de Comando.

Foi possível contato com Curitiba via repetidora e, ao fim, fonia com o Corpo de Bombeiros por frequência geral aberta e pela repetidora de Paranaguá.

O trabalho conjunto foi muito interessante e agradável, fortalecendo a articulação do grupamento e trazendo conhecimentos acerca de ferramentas operacionais que podem ser muito úteis em casos de desastres.















Nenhum comentário:

Postar um comentário